Os paradigmas de programação são formas de abstrair um problema para depois implementar uma solução em alguma linguagem de programação. Eles definem como o programador deve interpretar um certo problema do mundo real ou como deve interpretar um software que fora criado por outra pessoa que usou este mesmo paradigma como base.
Segundo Ascencio e Campos (1995 - 2010) no seu livro Fundamentos da programação de computadores, " um paradigma de programação está intimamente relacionado à forma de pensar do programador e como ele busca a solução para os problemas. É o paradigma que permite ou proíbe a utilização de algumas técnicas de programação. Ele é capaz de mostrar como o programador analisou e abstraiu o problema a resolver ".
Aqui estão os paradigmas mais conhecidos:
- Paradigma Estruturado (Imperativo);
- Paradigma Funcional;
- Paradigma Orientado a Objetos;
- Paradigma Orientado a Eventos;
Paradigma Estruturado
Segue a concepção de executar as instruções do computador um depois do outro. Também divide o problema em partes menores que podem ser reutilizadas em outros momentos do código, também conhecido como modularização. Exemplos de linguagens que melhor representam este conceito são Pascal, C, Cobol, Fortran.
Paradigma Funcional
Subdivide o problema em várias funções que serão utilizadas para compor o resultado. Usam expressamente o conceito de função matemática, que recebe um dado como entrada e retorna uma saída. Exemplos de linguagens: Haskel, F#, APL...
Paradigma Orientado a Objetos
Divide um problema em partes menores que interagem entre si, estas partes menores são chamadas por este paradigma de objeto. Um objeto é composto por código de uma linguagem de programação que pode ser reutilizado, pode ser criado cópias deste objeto, pode deixar de existir sem que prejudique os resto do programa, ou seja, é tratado como uma peça que tem um propósito dentro de um sistema. Exemplos de linguagens: Java,C++, C#, Python...
Paradigma Orientado a Eventos
O programa deve se adaptar as ações do mundo exterior. A depender dos estímulos que o problema fornecer, o programa deverá corresponder da forma correta. Funciona na lei da ação e reação, um clique na tela que um usuário faz, pode ser considerado como uma ação e a reação pode ser abrir uma janela ou redirecionar o usuário para outra tela.
Exemplos de linguagens: VB, Javascript...
As linguagens de programação utilizam pelo menos um paradigma para a construção de softwares. Dizer que uma linguagem de programação usa um paradigma não quer dizer que esta linguagem só poderá usar um paradigma. Na verdade o que ocorre hoje é o uso de algumas definições de outros paradigmas, pois desta forma, as linguagens de programação conseguem abranger um maior volume de soluções possíveis para os problemas do nosso mundo.