Olhar geral
Este blog foi feito para servir como uma ferramenta de auxílio para os programadores, técnicos, estudantes e a todos que se interessam pelas tecnologias de informação, disponibilizando um conteúdo de consulta rápida e objetiva de nomenclatura, estruturação e semântica de certas estruturas de programação.
O conhecimento de vários programadores de TI envolve muitas vezes o estudo de várias linguagens de programação. Cada linguagem possui sua própria nomenclatura, estruturação, e paradigmas. E em meio a tantas linguagens de programação no mundo, como posso aprender a cada uma delas e nunca mais esquecê-la?
Ai vem a grande dica! O que precisamos é apenas aprender os fundamentos de cada paradigma, pois, as linguagens elas todas implementam estes fundamentos cada uma segundo o seu paradigma.
Tendo isto em mente eu só preciso saber como que se "chama" a estrutura que eu desejo em uma linguagem nova. É como se você estivesse aprendendo uma linguagem estrangeira: você primeiro conhece os objetos e depois aprende como se referenciar a estes objetos da forma que aquela linguagem estrangeira o apresenta.
O conteúdo deste blog é mais destinado à pessoas que já possui um conhecimento básico em linguagens de programação, mas não se preocupe se você é um iniciante ou sente dificuldades em aprendê-las, a melhor forma de aprender é ler e praticar o que aprendeu. A medida que for conhecendo e praticando, você nem perceberá que está programando como um expert.
Meu nome é Carlos Alberto Santos de Souza , e sou aluno do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Sergipe, quero ajudá-los e ao mesmo tempo me ajudar, e estou aqui para aprender junto com os meus amigos blogueiros. Conhecimento é poder!
Organização do conteúdo do blog
Estou usando a separação de conceitos usada no projeto de Compiladores e Interpretadores. A matéria que ensina esta disciplina lá é tão carrasca que depois dela não tem mais nenhuma (acho que os professores sentem tanta pena de quem pega ela que preferem dar um descanso a quem passa nela). Mas problemas à parte, seus princípios são altamente úteis (para quem acha que nunca iria usar aquilo na vida... sqn)!
Nesta matéria nós podemos aprender como as linguagens são criadas, organizadas e como elas funcionam por baixo dos panos. O design de uma linguagem é separada em três etapas :
- Léxico: nesta etapa nós estamos apenas se preocupando em como escrever corretamente cada palavra que será a ponte entre nossa linguagem e o computador. Aqui são criadas as palavras-chaves ou "keywords". Nesta seção eu priorizo a escrita correta das palavras-chaves de cada componente de uma linguagem de programação.
- Sintaxe: Assim como no nosso bom e odiado português (pelo menos pra mim), a sintaxe representa como cada palavra que nós escrevemos corretamente na vai ser disposta para que o conjunto delas, ou até mesmo uma, possa representar um pensamento, um desejo, um pedido, qualquer coisa que possamos usar para nos comunicarmos com alguém. Neste caso estamos nos comunicando com o computador. Como na nossa linguagem humana, uma palavra sozinha muitas vezes não consegue expressar o que sentimos, bem assim para o computador! Por isto existe a sintaxe, é nela que um conjunto de palavras-chaves formam uma estrutura que representa o comando que queremos que o computador entenda e execute!
Nesta fase nós focamos em saber o que realmente acontece no computador quando escolhemos uma determinada estrutura ou algorítimo.
Conclusão
Minha vontade é poder abordar todas as linguagens que eu conheço mostrando o que cada uma tem em comum, para que possamos não decorar estruturas nem palavras-chaves, para isto existe uma documentação! O objetivo principal é aprender o que cada linguagem de programação pode oferecer de bom para a resolução de nossos problemas. Lembrando que não existem linguagens ruins, o que existe é linguagens perfeitas para a resolução daquele problema.
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